A Academia de Letras do Brasil

A ALB tem sua sede no Brasil em Brasilia-DF/Brasil, Seu Presidente global é o Prof. Dr. Mário Carabajal Lopes.

Conheça a essência desta academia, através da palavra do Presidente da ALB – Suiça

Primeira Academia Mundial da Ordem de Platão - Politicamente Ativa - Organização Internacional de Cultura e entidade com registro na NGO/ONU e Registro de Transparência da UE- União Europeia.

A ALB/SUIÇA

Tem como finalidade congregar os escritores, pesquisadores, estudantes de língua portuguesa e leitores, residentes na Suíça ou não, tendo como foco um diálogo com a sociedade e através deste difundir a literatura e a cultura brasileira. Seja através de projetos e parcerias com governos, ou entidades, ou das ações oriundas das atividades acadêmicas.

Levar a comunidade brasileira residente na Suíça não só o resultado das criações dos escritores e pesquisadores, mas ser um fórum permanente de discussão, integração e de escuta destas comunidades. Atuando como mediador e interlocutor das mesmas, com governos e organismos da sociedade civil organizada no Brasil e no Mundo.

Buscar através de pesquisa e das escutas, valorizar e dar visibilidade aos que trabalham na difusão, promoção e apoio as artes e a cultura brasileira, no Brasil ou fora dele.

Ser o bastião permanente dos escritores e buscar defender seus interesses e ideais que estejam voltados em prol da nossa língua, nossa gente, nossa cultura, nossas artes e a paz. Realizar intercâmbio com entidades congênitas no Brasil e no exterior.

Preservar e manter viva as nossas tradições, e a nossa cultura.

Defender sempre os nossos valores culturais e artísticos.

Desenvolver projetos educacionais, culturais e artísticos, que possam ter as gerações futuras como foco. Pois sabemos que assim poderemos ter Homens e Mulheres com um olhar mas critico sobre o Brasil e o mundo.

Valorizar e dar apoio e visibilidade a cultura popular e seus Mestres.

Dar o devido reconhecimento àqueles que se destacam, nas Artes, Literatura, Cultura, Sociedade e Direitos Humanos. Bem como aos que apoiam, promovem, difunde e patrocinam projetos Culturais, Artísticos, Literários, a Cultura da Paz e Direitos Humanos.

Dr. Carlos Ventura
Presidente da Seccional/ALB-Suiça

 

 

SOBRE O PRESIDENTE MUNDIAL E FUNDADOR DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL.

Mário Roberto Carabajal Lopes

Presidente Pró-tempore do Conalb - Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil. Crítico Literário (CBLP - MG). Mérito Literário 2009 (InBrasCI - RJ). Comenda Martinho Lutero 2009 (ESCTB). Mérito Literário 2010 (ALB/RJ), Mérito "Cidadão Rorainopolitano - RR", Medalha Do Mérito Litero-Cultural Euclides da Cunha e outras.

Conta com o sonho e ideal de contribuir ao fim da Fome no Mundo. Ainda, junto ao Parlamento do Mercosul, colaborar ao embasamento às instalações das Políticas Públicas de Administrações Científicas nos Estados Membros.

Carabajal é Professor, Jornalista. Licenciado em Educação Física. Especialista em pesquisa científica (UFRR). Especialista em psicossomatologia (ESPC). Estudos de especialização em Tecnologia Educacional (UnB). Especialista, mestre e doutor em psicanálise (ESPC). Doutor em Psiconeurofisiologia (ESPC). Estudos de especialização em Controle da Gestão Pública (UFSC). Mestre em Relações Internacionais (UAA). Estudos de Mestrado em Direito Internacional (UAA). Pós-doutor em Filosofia da Religião. Em janeiro de 2010 concluiu doutorado em Ciências Educacionais (UAA) - tese em Psicopedagogia - com defesa prevista para janeiro de 2011. Em 2012 projeta estudos de Pós-doutorado em Bioquímica, na Universidade de Oxford - England. Ex-consultor do Ministério da Educação; Ministério Extraordinário dos Esportes; Departamento de Doenças Crônico-degenerativas do Ministério da Saúde; Departamento de Motricidade Humana da UNICAMP; Assessor de Gabinete do Governo e da Secretária de Educação - Roraima (2001/2003). Professor de graduação e pós-graduação (Gama Filho; Faceten; FPBV).

Professor e orientador de mestrado e doutorado (CFSia). Trinta livros publicados, dentre os quais: Estado de Espírito / Cosmobiopsicosociocinesiologia / Romance Através dos Tempos / Estágios Psicomaturacionais da Consciência Humana / Dicionário de Psicanálise Clínica / Resumo de Projetos Políticos / Diagnóstico Preliminar em Psicopedagogia / Técnica e Prática da Psicanálise Clínica / Principais Causas da Fome no Mundo Contemporâneo / Divergências Diagnóstico-terminolócas em Psicopedagogia. Inúmeras publicações em jornais e revistas. Membro Fundador da Academia Mundial de Direito Internacional. Membro fundador da Academia Mundial de Relações Internacionais.

 

 

ALB - SECCIONAL SÃO PAULO

Esta seccional, a maior do Brasil em representatividade, foi reformulada sob o mandato da sua Presidente, a Jornalista Imortal ELIZABETH MISCIASCI, Embaixadora Universal da Paz no âmbito do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz ( Cercle Universel Des Ambassadeurs De La Paix - Suisse/France), Membro Correspondente da Governadoria da InBrasci no Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.

Elizabeth é humanista, pesquisadora, escritora, poetisa, crítica literária, jurada de diversos concursos de literatura, membro ativo de grupos culturais e intelectos voltados ás áreas de educação, arte terapia, reabilitação, inserção social e literatura e foi uma das fundadoras do projeto zaP!, referendado pela Unesco, do qual hoje é Presidente.

Está prevista cerimônia de posse de novos imortais vitalícios indicados e do seu Vice-presidente, Renato Baptista, idealizador e fundador do Grupo Editorial e do Portal Casa da Poesia, até meados de 2018, assim como o relançamento do seu site que está em reformulação.

Sejam todos bem-vindos!

Elizabeth Misciasci
Presidente da Seccional/ALB-São Paulo